Quando falo em educação estou falando do ciclo ensinamento e aprendizagem no mundo corporativo, pois ouço muito falarmos em desenvolvimento, indicadores, metas, enfim, mas de que forma devemos encarar o papel da corporação no processo de capacitação ? De quem é esse papel ? A empresa deveria se preocupar com isso ? O custo benefício é viável ?
Bem, vou falar-lhes de meu ponto de vista.
Entendo que a liderança deve estar apta a trabalhar a formação pessoal de seus subordinados, entretanto a empresa deveria se preocupar com seus lideres para que estes desenvolvam o ciclo virtuoso de ensino. Parafraseando um pensador..." Se quiser construir um barco, não busque pessoas para delegar-lhes metas e tarefas, mas tente mostrar-lhes a beleza da imensidão azul...". Desta forma acredito que deve pensar a liderança. Formar as pessoas e inspirá-las a buscar a melhor formação e performance deve ser meta da gestão. Li um artigo muito interessante postado por "Roseli Gonçalves" sobre pedagogia empresarial, uma tendência destá área de olho nas necessidades do mundo corporativo.
Acredito muito nesta tendência, assim como a atuação do coaching, todas no direcionamento e potencialização dos recursos, abrindo horizontes e fazendo do conhecimento dos profissionais a cultura da organização.
Pense de como é difícil criar um filho. Eles erram, acertam, crescem, tem vontades, enfim, descobrimos a cada faixa etária que nossos desafios mudaram, mas o que nos faz insistir é a vontade de que eles dêem certo, até por que não suportaríamos o fato de algo dar errado, pois a pergunta seria, onde foi que eu errei ?. Da mesma forma devemos trabalhar com nossos profissionais. Devemos fazer o que está ao nosso alcance, fazer o melhor, acreditar, apoiar, perdoar, e acima de tudo, rever a forma de condução do processo a cada momento dentro da organização. Óbvio que diferente dos filhos, o mundo corporativo não aceita os deslizes pertinentes da juventude, mas com certeza poderemos tirar grandes lições da educação em busca da performance de resultados, até por que temos que lembrar que são profissionais e não filhos e eles , diferentes dos filhos, são parte integrante do processo e se interessam tanto quanto a corporação pelos resultados, até por que na família nunca desistiremos deles, mas na empresa não os manteremos se os resultados não atenderem ao desejado, ou seja, cada um deve fazer a sua parte. Aqui estou falando somente do papel da organização, que deve ter a preocupação na formação e capacitação de seu profissionais. Pensemos Nisso !
Encontrar seu verdadeiro propósito de vida passa pela sua iniciativa de entender sua criação através de seu criador. Adilson Robes
domingo, 6 de março de 2011
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Relacionamentos
Existem vários tipos de relacionamento;cliente- Fornecedor, Pai-filho, marido -mulher e em todos eles é muito importante que tenhamos muito bem claro a responsabilidade de cada parte. De nada adianta você impor , independente do lado que estiver, pois nunca sobreviverá sozinho, sempre terá um momento que necessitará de um comportamento que pérmitirá obter aquilo que está subentendido. A relação ganha ganha é muito importante. Não tente fazer valer a lei de "Gerson", pois uma hora ea lhe trará algo indesejável. Dependemos sempre de pessoas e delas obtemos a otimização de nossas habilidades, afinal o compartilhamento de idéias nunca subtraem as que você tem, mas acrescenta para ambas as partes uma outra oportunidade de crescimento. Compartilhem,
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Ciclo Virtuoso de Ensino
domingo, 1 de agosto de 2010
Service Deskaholic

Por momentos achei que estava me tornando em um workaholic, mas na realidade, minha preocupação está relacionado aos resultados e a satisfação de meus clientes/usuários. Por isso, sempre que me vejo deparado com alguma insatisfação, uma reclamação e a possível melhoria de um serviço, não sossego antes de encontrar a solução. Essa busca me faz acreditar que, na minha atividade sou um Service Deskaholic. Esse vício, eu tenho o maior prazer de transmitir aos meus colegas, clientes e usuários.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Liderança
Ao se aposentar, você não se lembrará do que fez no primeiro ou no terceiro trimestre de determinado ano. Mas se recordará de quantas pessoas desenvolveu, das pessoas a quem ajudou a construir uma carreira melhor, por causa de seu interesse e dedicação pelo desenvolvimento delas...Ao ficar em dúvida sobre seu próprio desempenho como líder , avalie o desempenho das pessoas sob sua liderança. Aí está a resposta. ( Larry Bossidy)
Assinar:
Postagens (Atom)
