sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aos meus amigos

Boa noite amigos. Realmente peço desculpas por ter deixado o blog por tanto tempo..
ESta semana prometi, denovo, retomar minhas passagens diárias e agora em um novo formato...o bate papo..vai ser legal

Abraço a todoss....

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Importância do Registro

Certa vez fui á um restaurante com minha família comemorar uma data muito importante. Meu pedido foi simples; três cocas, duas pizzas, sendo metade calabresa e metade frango com catupiry. Pedi ainda que o garçom me trouxesse um recipiente para que eu pudesse esquentar a mamadeira de meu filho. Antes dele se virar, ainda solicitei que não incluísse nenhum tempero forte na Pizza, como Curry, pimenta entre outros, pois minha sogra era alérgica á estes condimentos.
Passados alguns minutos, trinta minutos exatamente, eu percebi que o garçom não passava mais pela minha mesa e devido a demora, pedi a presença do maitre, que não tardou a chegar. Ao se aproximar gentilmente, o maitre então teve que ouvir uma bela reclamação de todos meus convidados pelo descaso com que estávamos sendo tratados, principalmente pela criança que estava aguardando o recipiente com água quente.
Neste momento, o maitre se retirou e disse que iria agilizar meu pedido e que traria o recipiente, conforme solicitado. Todos ficaram satisfeitos com o posicionamento do maitre e com a cortesia em que atendeu a solicitação da mesa.
Passados alguns minutos, lá estava o MAITRE com a água tão esperada, solicitando que aguardássemos mais alguns minutos, pois havia solicitado prioridade para a nossa mesa.
Passaram-se mais alguns minutos e então fui pessoalmente até o maitre conversar com ele. Neste momento ele entrou na cozinha e perguntou por meu pedido. O Chefe se dirigiu até ele e disse que para a mesa que ele solicitou prioridade, não havia pedido registrado. Como não? Perguntou o maitre ao chefe- Pois é, o Joilson passou mal e não nos entregou nada.
E por que não recuperaram suas anotações? Indagou mais uma vez o maitre- Por que o Joilson é muito bom de memória e não anota nada.
Neste momento, todos ficaram atônitos e paralisados pelo ocorrido!
O Chefe para ajudar, perguntou que Pizza eu queria. Eu disse que poderia ser Frango com catupiry e calabresa, conforme o pedido inicial. Neste momento todos correram e deram prioridade ao meu pedido. Voltei então para a mesa e todo convencido, disse aos meus convidados que havia pedido prioridade e que o próprio “Chefe” havia atendido minha solicitação.
Em apenas dez minutos após minha saída da cozinha, recebemos as Pizzas. O próprio “Chefe” veio trazê-las. Desculpou-se em nome do restaurante e nos ofereceu ainda uma bela garrafa de vinho em nome da casa. Ficamos maravilhados com extrema gentileza e embora o tempo para o atendimento tivesse sido alto, tudo parecia voltar ao normal e em ritmo de festa.
Sim, eu disse parecia. Iniciamos nossa bela refeição quando minha sogra começou a passar mal. Os olhos dela se arregalaram, sua cor pálida deu lugar à um vermelhão de desespero, enfim, correria geral dentro do restaurante para atender a minha amada sogra.
Foram eficientes ao chamar um médico. Em minutos após o início do incidente, os paramédicos do SAMU estavam prestando os primeiro socorros.
Graças a Deus, em alguns minutos ela se recuperou e até esse momento estávamos todos muito satisfeitos com o restaurante. Entretanto, algo ninguém ainda sabia. Qual teria sido a causa do incidente? Pasmem, foi um tempero chamado Curry. Sim, aquele mesmo que no início de meu relato, eu havia informado ao “Joilson”, o garçom da boa memória, para que não incluísse nas Pizzas.
Pois é, mas não fui eu mesmo quem fiz a solicitação de prioridade? Sim, mas tomado pela urgência depois da demora do pedido e cortesia dos responsáveis, acabei envolvido pelo momento e esqueci-me de mais uma vez ressaltar esse pequeno grande detalhe.
Enfim, fomos embora sem pagar, insatisfeitos e com fome. Minha sogra após o incidente, nunca mais me deixou pedir Pizza para ela.
Moral da História:
Se no primeiro contato com o garçom tivesse registrado a minha solicitação, nada disso teria acontecido. A Cozinha teria recebido a solicitação bem detalhada e o bebê não teria esperado tanto. Se os procedimentos tivessem sido seguidos, não teria tido necessidade de pedir prioridade à ninguém; e os detalhes ( sem condimentos) seriam ressaltados o que evitariam os demais transtornos. O restaurante não teria sofrido com o SAMU, que acabou impactando todo seu negócio, já que com a presença deles não foi possível atender os outros clientes, que importunados e também impactados pela espera, não geraram uma boa imagem do restaurante.
Pela forma ilustrada acima, podemos perceber alguns pontos importantes que ressaltam a necessidade de se registrar e documentar qualquer solicitação em uma empresa e seus detalhes.
O registro auxilia a empresa nos seguintes itens:
Identificar os tipos de problemas que cada setor ou área possui.
Identifica possibilidades de prevenção de problemas.
Para cada solução, possibilita criação de base de conhecimento.
Divulgação dos registros para aumentar conhecimento de toda organização.
Estabelece tempo médio para recuperação do ambiente, uma vez que o problema já é conhecido.
Melhora o foco, permitindo dar atenção às vulnerabilidades do negócio.
Permite que cada área conheça a atuação da outra na continuidade de sua ação.

Enfim, poderíamos citar inúmeros itens que justificam a necessidade do registro e da documentação de todas as ocorrências em uma organização. Entretanto, espero que com estas citadas acima, possa cada um dos leitores, refletir sobre suas próprias necessidades.



”Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.” (Deming)

segunda-feira, 9 de março de 2009

O MUNDO É MOVIDO PELO DINHEIRO


Muitos ainda arriscam a dizer que o dinheiro não traz felicidade, contudo muitas coisas ainda me fazem refletir. Uma destas é o que chamamos atualmente de TI VERDE.
Este assunto ha muito assola nossas pesquisas, estudos e nos chama a atenção, inclusive desde o início dos trabalhos em ISO 14000. Entretanto, enquanto se falou em VERDE sem falar em receita não chegamos a ter nenhum movimento extraordinário. Somente fazer algo para reduzir o impacto no planeta não era suficiente, foi preciso algo mais apelativo para que a maioria das empresas começasse a se atentar ao assunto, ou melhor, somente quando se transformou esse valor em números e percentuais financeiros positivos para o executor é que se conseguiram parceiros. Hoje se fala em um movimento maior do que o da Internet. Há quanto não se fala em descartes desproporcionais de equipamentos, reciclagens de materiais eletrônicos, etc. Agora, portanto, se fala em TI VERDE e especificamente em redução de custos para a empresa e em conseqüência em bem comum ao planeta. Eu acho óbvia esta forma de vermos as coisas, afinal o mundo é movido pelo dinheiro e quem o tem, transforma o que tiver um direcionamento ou chamado para fazê-lo. Espero realmente que as empresas atuem e adotem rapidamente a TI VERDE, mas que não o façam somente para atender a seus Stakeholders, mas também à suas consciências e apliquem um percentual destes montantes na Educação Verde, para que possamos amanhã fazer campanhas por um mundo Verde não somente em TI, mas na gastronomia, na Engenharia, no comércio, mesmo que tenhamos cada setor que transformar estes benefícios em valores e provar que todos ganharão, também em moeda.
Sabemos que este mundo é movido sim pelo dinheiro, mas acredito que podemos transformar nossa forma de avaliação dos benefícios por ele causados. O dinheiro pode ajudar muito em nosso processo evolucionista, mas com certeza não recuperará nenhuma perda que possamos ter causado à natureza, afinal esta está muito longe de ser controlada pelo homem, por isso é tão perfeita.
Não continuemos a ganhar muito em detrimento daquilo que subestimamos os valores, pois o que hoje estamos ganhando com estes movimentos verdes, não cobrirá em quase nada os prejuízos já causados.
Pensemos nisso , pensemos antes !

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Erro


26/01/2009
Errar é humano, mas persistir no mesmo erro ou é má fé, ou é falta de propósito e indiferença com a causa em questão.
Ninguém erra por que quer, pois se assim fosse, seria um delito. No direito, leva-se sempre em conta a boa fé da pessoa, pois sendo assim, entende-se que o erro foi inconsciente e merece um tratamento diferenciado.
O líder deve sempre ter esta mesma premissa, acreditar sempre na boa fé de seus liderados e conceder-lhes o direito de aprender com seus erros. Uma equipe deve ter um pensamento homogêneo, mas suas diferenças devem sempre ser respeitadas e incentivadas, permitindo-se que os erros se transformem em grandes oportunidades de melhoria.
Erre, mas nunca os mesmos erros. Cresça com seus equívocos e permita que os outros também errem, concedendo-lhes o perdão e a grande oportunidade de aprender com estes, afinal, o conhecimento nunca está completo a não ser que esteja obsoleto.
Seja mais permissivo ao errar, tanto com você, quanto com os outros.
A vida deve ser encarada como uma aventura, onde os caminhos á serem trilhados são desconhecidos e que somente a aceitação do erro permite que se retome a tentativa de encontrar o melhor caminho.
Pense nisso !
Abraços

A Importância de Agradecer

25/01/2009
Uma autoridade muito importante passava por uma cidade, quando dez homens começaram a gritar por ele e solicitar piedade e auxílio, pois estavam com uma doença contagiosa e praticamente incurável. A autoridade teve misericórdia e não mediu esforços para auxiliar no tratamento e cura destes homens.
Tempos depois, um dos homens que receberam a cura, estrangeiro por sinal, voltou para agradecer tal autoridade, o qual questionou se os outros nove haviam sido também curados e por que não vieram com ele. O homem respondeu que sim, contudo ele viera sozinha para agradecer. Esta autoridade então disse a este estrangeiro que por sua bela atitude, ele o garantiria benefícios para a eternidade.
A autoridade acima citada era Jesus, que nesta passagem bíblica nos ensina que aquele que agradece é abençoado duas vezes.
Normalmente nos lembramos muito das dificuldades, da crise, dos momentos difíceis e esquecemos de agradecer pelas coisas básicas que temos, como o trabalho, a saúde, a família, os amigos e principalmente pela possibilidade de enfrentarmos cada momento com dignidade, o que já é uma benção.

Então, você meu amigo, faça diariamente uma pausa para agradecer as bênçãos que vem recebendo, mesmo sem pedir.

Pensem Nisso !

Abraços

Texto Bíblico referenciado (Lucas 17. 11-19)