segunda-feira, 26 de julho de 2010

Liderança

Ao se aposentar, você não se lembrará do que fez no primeiro ou no terceiro trimestre de determinado ano. Mas se recordará de quantas pessoas desenvolveu, das pessoas a quem ajudou a construir uma carreira melhor, por causa de seu interesse e dedicação pelo desenvolvimento delas...Ao ficar em dúvida sobre seu próprio desempenho como líder , avalie o desempenho das pessoas sob sua liderança. Aí está a resposta. ( Larry Bossidy)

Um comentário:

Unknown disse...

Adílson, muito importante isso que você colocou. Após tantos anos, somente agora, efetivamente, estou desenvolvendo minha carreira. Além de meu interesse pessoal, o usual seria ter tido um bom lider, e esse ter se preocupado com a carreira de seus funcionários. Porém, sabe o que eu ouvi a vida inteira? Você é um ótimo funcionário! Sempre ouvia isso, e pior, sabia que era, mas deixei que isso impedisse meu desenvolvimento. Eu era o bastante para a empresa e meu líder estava contente com isso. Estagnação, interrupção do curso superior, e apenas dedicação às atividades rotineiras da empresa. Sendo muito honesto, foi preciso perder aquele processo seletivo com você para então acordar para a vida! Eu não precisava de líder algum me dando tapinhas nas costas. Você, sem ser meu líder hierárquico direto (eu já estava fora da empresa), me mostrou aquilo que nenhum dos 7 líderes anteriores do Field Service em SP foram capazes de fazer por mim e com certeza por todos os outros funcionários. Em suma, o mais provável é que eles foram colocados lá sem saberem das verdadeiras atribuições de se liderar equipes, eram pessoas boas, mas sem as qualidades de liderança desenvolvidas. Hoje, quando olho pra tráz, lá naquela entrevista com você, vejo o quanto não estava preparado para o cargo. Hoje consigo ver que não estava enquadrado no perfil de líder que você buscava e que os liderados mereciam ter. Eu seria nada mais, nada menos, que mais um líder igual aos que tive até hoje. Faria pelos outros exatamente o que fizeram por mim, nada! Apenas tapinhas nas costas e dizeres do tipo "você é um ótimo técnico", e isso não basta para desenvolver pessoas. Para aquele cargo de liderança, eu estava longe de dar conta. Hoje eu só te agradeço por ter sido um líder comigo, não ter me colocado em uma situação delicada naquele cargo e principalmente, ter feito com que eu acordasse para a necessidade de me desenvolver e me mostrado o caminho. Desculpe a falação, mas achei importante lhe dar esse feed back, afinal sua avaliação como líder passa por saber como está desenvolvendo as pessoas, e no meu caso, ainda que de maneira indireta, você colaborou bastante. Abraço e continue postando informações para nós.