quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Como se tornar um Líder ?


03/07/2008
E-mail à um Amigo que queria uma dica de como se tornar um Líder.
O trabalho de liderança é um trabalho que passa por um crescimento pessoal, onde devemos aprender a valorizar cada momento de nossa carreira, absorvendo ao máximo tudo aquilo que vivenciamos. Muitas vezes, enquanto liderados, não concordamos com nossos líderes e é exatamente neste momento que devemos avaliar o porquê, tentando se colocar no lugar dele e avaliar suas ações e erros. Estão na forma dele agir? em seus valores? no momento da empresa. Além disso, devemos sempre nos perguntar e avaliar se teríamos condições e capacidade de assumir em seu lugar. Se sim, de que forma agiríamos? Se não, o que está faltando para eu me capacitar?

Não existe nenhum curso que nos ensine ser um Líder. Os cursos nos ajudam muito a conhecer as diversas teorias de liderança e nos dão parâmetros de avaliação, o que pode também ser adquirido por intermédio de leituras (que aprecio muito !). Livros como o Monge e o Executivo, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Feitas para o sucesso, Jesus o maior líder que já existiu, a Bíblia (independente de religião) entre outros temas. A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas o primeiro passo é ser um bom liderado. Criticar não é sempre a melhor idéia, devemos sim nos auto-criticar, sempre. Devemos nos perguntar qual habilidade nos falta para poder influenciar esse ou aquele Líder que não gostamos. Será que tenho focado muito nas qualidades negativas dele ou dificuldades e tenho as deixado me influenciar? Será que o caminho não seria procurar o que eu deveria fazer para ajudá-lo a suprir em suas deficiências e me tornar seu líder (involuntariamente !).
Algumas perguntas devemos nos fazer para saber se estamos no bom caminho:

Conseguimos fazer com que as pessoas parem para nos ouvir?
Conseguimos influenciar nossos colegas positivamente?
Temos idéias e contribuímos constantemente?
Sou o tipo de profissional que gostaria de liderar? ou falta alguma atitude?
Autocrítica é muito importante para um Líder. Saber ouvir, compartilhar, delegar sem se omitir, se colocar no lugar do liderado, ser justo em suas ações, mesmo que isso desagrade alguns, afinal nem todos compreenderão na hora a atitude tomada, mas tenha certeza, que um dia irão ver em suas ações a verdade e a honestidade, além da ética. Saiba que todas suas atitudes são eternas e você vive suas conseqüências.

Cursar um MBA ou fazer uma Pós na área que deseja é sempre importante, pois lhe dá conhecimento para poder exercer sua liderança de forma mais fácil, afinal em alguns momentos terá que mostrar aos seus liderados que você é capaz e sabe o que está falando, mesmo que demonstre alguma dificuldade ,mas isso o que fará um profissional útil.

A liderança é um esforço constante e deve passar pelo entendimento do próximo, buscando não somente atender suas necessidades, mas ajudando-o a melhor compreender seu habitat e auxiliando-o na trajetória e busca de suas metas. Sua busca deve ser constante no auxílio do crescimento do seu liderado.

Existem também “Outros" tipos de CHEFES, que não são líderes e sim pessoas que ocupam cargos de comando, mas que na realidade não inspiram ninguém e seus resultados são lentos e não duradouros ou rápidos, mas sem base, além de não ser referência para ninguém, o que com certeza deve lhes deixar incomodados. Além disso, são profissionais que tem horror à mudança, pois não sabem lidar com algum outro tipo de situação que não seja ele quem dá a última resposta. Normalmente foram executores de tarefas dedicados, mas não foram bons liderados, pois nunca inspiraram seus líderes ou chefes. Como nunca foi fonte de inspiração, não se importa por não ser inspirador, defendendo suas teorias a ferro e fogo.
Este tipo de profissional sofre, pois não tem liberdade de espírito e como não sabe delegar, pois não confia em ninguém, trabalha muito e não é estrategista (diferente do Líder), além de ser altamente controlador, afinal seus resultados são frutos de muitas atividades, ou seja, trabalha pela quantidade não pela qualidade.

Pense nisso meu jovem !!

2 comentários:

Unknown disse...

boa tarde!!
ROBES NAO SEI SE FOI VC Q FEZ O VIDEO CONQUISTANDO O IMPOSSIVEL PELA FÉ,, SE FOI VC PODE ME PASSAR ELE?? DEUS ABENÇOE
DESDE JA AGRADEÇO,
LUCIANO ISHIKAWA

lulusantosfc@msn.com

Guilherme Lins disse...

Adilson, parabéns pelo texto.
Fantastico!!! Após a leitura deste texto, pude perceber maneiras diferentes de relacionamento com o meu lider.

Abraço.
Guilherme Costa